quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ASSÉDIO MORAL - Maria Lúcia Inocêncio Camargo

ASSÉDIO MORAL - Maria Lúcia Inocêncio Camargo.

Em Novembro de 2009, li uma reportagem na "Revista dos Bancários" que chamou minha atenção.
O tema era "Assédio Moral".
Me interessei muito,pois fiquei sabendo que criação de mecanismos de combate ao assédio moral e á violência organizacional dentro dos bancos, numa campanha nacional já é um fato.
O assédio moral acontece dentro das empresas,que pela primeira vez reconhecem a existência desse tipo de conflito e aceitam debater formas de acabar com a prática.
O assédio moral não é privilégio dos bancos e acontece principalmente no serviço público,quando um funcionário concursado é assediado moralmente até que descontente e abalado psicologicamente peça demissão,já que para ser demitido,precisa cometer algum crime,ser processado,julgado e condenado.
Acredito que muitas dessas pessoas que tem sobre sua responsabilidade funcionários, não sabem que os métodos usados no tratamento de seus subordinados tais como:- gritos,chamar a atenção dos mesmos na frente de qualquer outro funcionário que esteja subordinado hierarquicamente ao funcionário que se quer pressionar para que se demita,desmerecer seu trabalho reconhecidamente eficaz,tornar a vida desse funcionário naquela unidade impossível,tornar a vida dessa pessoa tão infeliz que ela adoeça física ou psicologicamente são considerados Assédio Moral e que já há jurisprudência sobre esse assunto.
No caso dos bancos,houve pequenos avanços a cada ano,defendidos pelo movimento sindical.
Para que o trabalhador consiga ser ouvido,é que existe o Movimento Sindical,porém,é preciso filiar-se para ter voz nas suas reivindicações.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog