segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre o Dia Internacional da Mulher -Maria Lúcia Inocêncio Camargo


Sobre o Dia Internacional da Mulher


Apesar de algumas conquistas se compararmos a mulher da primeira década do século XXI ás do século XIX, muito pouco mudou.
Foi na era industrial que a mulher começou a trabalhar em fábricas e não tinha direito nenhum, apenas deveres.
Trabalhava sem descanso, sem salário digno, sem carteira assinada. A qualquer momento ela podia ser substituída por outra mulher.
Nessa época as crianças também eram usadas como mão-de-obra.
No século XX, a mulher começou a se organizar politicamente querendo ter direito ao voto.
Nos anos sessenta, a mulher que já trabalhava engajou-se no Movimento Feminista que queria direitos iguais para homens e mulheres inclusive sexuais, A pílula foi inventada, as mulheres queimavam soutiens em praça pública em repúdio ao que elas chamavam de submissão das mulheres aos homens.
No final do século XX, a mulher conseguiu algumas vitórias e percebeu que homens e mulheres juntos conseguiam melhores resultados, quanto á criação de filhos e trabalho.
O homem que a princípio assustou-se com essa nova mulher, começou a ajudá-la também em casa.
As mulheres conseguiram carteira assinada, creche para as crianças cujas mães trabalham, mas os salários são desiguais entre os gêneros e a carga horária de trabalho é muito árdua para a mulher que além de profissional é dona de casa, portanto tem jornada dupla de trabalho.
Precisamos que as mulheres se interessem pela política, se sindicalizem ,façam parte delas inclusive como direção, para conseguirmos vitórias expressivas.
Neste dia 08 de Março, vamos pensar que a mulher ainda tem muito por que lutar e que as rosas recebidas, representam a luta organizada de várias mulheres!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog