quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ser Negro (em homenagem ao Dia da Consciência Negra)


Ser negro!



Ser negro é ter uma história triste

Retratada pela dor e de forma amarga

Ser negro é ter uma pele castigada

Dia a dia de vida e morte, mas persiste .

Ser negro é lutar para se ter consciência

Uma consciência, de poder ser um igual

Ser negro é caminhar contra a ignorância

De uma visão geral e menos racial

Ser negro é ser alegria e imensa vontade

De ser homem, velho, ou apenas criança

Ser negro é apenas sorrir, ter vaidade

Ter alegria, um futuro, uma esperança

Ser negro é viver um amor, um conceito

De ser igual, independente de sua cor

Entre os filhos nascidos do preconceito.

Ser negro é ser brasileiro, ou africano

Integrante de qualquer nação, sem dor

É ser simplesmente um ser humano.



Betânia Uchôa



====================================================================

Apesar da cor da minha pele ser clara, sou uma afro-descendente , tanto por parte de mãe como por parte de pai.

Tenho muito orgulho da minha tataravó ter vindo da África.

Ela foi uma escrava e depois recebeu alforria.

Ela era bisavó do meu pai.

Vi muitas pessoas serem discriminadas por serem negros e mulatos, dentro da própria familia.

Eu também já fui discriminada veladamente.

Não gosto de ouvir piadas depreciativas sobre negros ou negras, mas ouvi muitas.

E, quero dizer com orgulho que na minha familia, todos são formados, estudaram muito

para terem melhor oportunidade na vida.

Espero que um dia não precisemos mais de um dia dedicado á "Consciência Negra", pois todos nós seremos considerados seres humanos, filhos de Deus, irmãos portanto.



Foto de Zumbi dos Palmares, herói nacional.





























Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog