domingo, 26 de abril de 2009

SUSAN BOYLE - E o Preconceito- Maria Lúcia Inocêncio Camargo.

http://www.youtube.com/watch?v=hn7So0NC74s

Definições de Preconceito na Internet:

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito

conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença; análise tendencioso; discriminação provocativa
pt.wiktionary.org/wiki/preconceito

é uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos.
www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/glossario.jsp

Opinião ou atitude sobre um indivíduo ou grupo, normalmente com conotação negativa, que não é baseada em informação exacta.
redeciencia.educ.fc.ul.pt/proxy/glossario.htm

Como seu nome indica, é um pré-conceito uma opinião que se emite antecipadamente, sem contar com informação suficiente para poder emitir um verdadeiro julgamento, fundamentado e raciocinado. Ao contrário do que se possa pensar, são opiniões individuais. ...
www.saude.rio.rj.gov.br/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/v2/printerview.htm

Definido aqui como um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo, o conceito deriva do latim prejudicium, que designa um ...
jorgevanzuit.com/coneceitos_terminologia.htm

preconceitos - é um procedimento lógico de nossa auto-reflexão crítica tomarmos consciência do que, inconscientemente, já tínhamos pensado como evidente. ...
www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/98dest-pre.html

PRECONCEITO
Maria Lúcia Inocêncio Camargo.

A primeira vez em que fui á minha psicóloga, ela me disse exatamente isso:-"Que preconceito é uma opinião individual que se emite antecipadamente,sem informação suficiente para ter um julgamento verdadeiro,fundamentado e raciocinado"
Isso me fez pensar durante muito tempo e eu vi que eu era uma pessoa preconceituosa de muitas formas que eu nunca tinha visto como preconceito.
Muitas coisas que eu pensava,não passavam de preconceitos disfarçados.
E ainda agora,vendo o vídeo sobre essa mulher, vejo que o preconceito ainda existe dentro de mim e que devo continuar pensando sobre muitas coisas que não imaginava.
Os preconceitos racistas,são os mais vistos e reconhecidos, mas existem vários outros
que quase passam desapercebidos.
Que um negro com um carro bonito só pode ter roubado o carro, que uma loira é sempre burra.Que uma mulher madura com um jovem é porque está comprando o homem.Que uma mulher bem sucedida financeiramente não tem condições de ter um homem interessado nela,só no seu dinheiro.Preconceitos sobre gordos, magros,altos e baixos. Piadas sobre negros,portugueses.Preconceito sobre opção sexual.Apenas para citar alguns.
Muitas vezes uma pessoa talentosa não tem sucesso por puro preconceito,por causa de sua cor,altura,etnia.
Espero que esse vídeo de Susan Boyle sirva não apenas para que vejamos que ela é uma ótima cantora, mas que abra nossos olhos para que deixemos o preconceito de lado.
Tenho passagem entre brancos e negros e por parecer branca,ouço preconceitos dos dois lados e fico muito mal.Ás vezes deixo passar, outras, não me contenho.
Dentro da própria família,multi-racial,ouço preconceitos e não gosto.
Espero sinceramente, que o ser humano melhore, pois falta muito ainda para melhorar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog