sábado, 12 de setembro de 2009

SOBRE UMA POESIA DE MANUEL BANDEIRA - Maria Lúcia Inocêncio Camargo


Ontem eu revi você. E fiquei me perguntando porque me apaixonei por você,porque chorei quando pensei perdê-lo para a morte,porque me dediquei á você de corpo e alma.
A resposta foi: carência!
Você também foi mais meu amigo do que amante, foi o pai, o irmão, o homem que eu pensava e acredito ser mais sábio do que eu, pois a sua bagagem de vida é mais longa do que a minha.
Eu tenho uma coisa comigo que não sei quem pode explicar:- quando me apaixono por um homem, eu o vejo muito grande muito alto e com o tempo, ele vai perdendo tamanho,vai ficando pequenino aos meus olhos.
Talvez eu ponha muita expectativa neles, não sei!
Eu me apaixonei algumas vezes, mas amar mesmo, só uma vez e também não tenho essa certeza.
Talvez, Manuel Bandeira, com sua poesia "Arte de Amar", explique isso, pois queremos unir almas,quando deveríamos unir corpos, entender corpos.
"A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
“Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.”
Eu me apaixonei algumas vezes e, na primeira que eu pensei amar, eu quis comunicar minha alma com a dele, apesar de nossos corpos se entenderem bem. Não foi possível e acabou.
O tempo foi passando e na segunda vez que eu me apaixonei, eu tentei fazer meu corpo se entender com o dele, mas para ele isso já havia passado e ele queria comunicar a alma dele comigo, porém as almas são incomunicáveis!"Só em Deus-ou fora do mundo".
Hoje, eu acredito que estou aprendendo a "Arte de Amar”, segundo Manuel Bandeira, pois
"estou deixando meu corpo entender-se com outro corpo", sem querer unir nossas almas. Somos livres e isso é muito bom.
Muitas vezes ele me disse que tudo é amor e eu não entendia o que ele queria dizer.
Ele estava falando de amor, eu de alma. Quando passei a entender,o que ele dizia,tudo ficou mais fácil.
Por isso eu gosto de ler, por isso eu amo poesia.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog