quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SOS RIO DO PEIXE - Maria Lúcia Inocêncio Camargo


SOS RIO DO PEIXE
Maria Lúcia Inocêncio Camargo

Minha nascente está a 1560 metros de altitude na Serra da Mantiqueira nas proximidades de Bueno Brandão e Munhoz em Minas Gerais.
Passo por Socorro, Lindóia e Itapira e deságuo na margem esquerda do rio Mogi-Guaçu.
Meu primeiro nome é Ribeirão Fundo, quando me uno ao rio Corrente até a divisa de Socorro – SP. Nessa cidade sou conhecido como Rio do Peixe.
Essa distância é repleta de cachoeiras e nas minhas águas, muitos peixes enormes já foram pescados.
Ao longo das minhas margens foram construídas cidades e a fauna e a flora é exuberante.
Minhas águas são utilizadas pelos fazendeiros e sitiantes para molhar suas lavouras.
Em Socorro, os visitantes fazem programas de aventuras nas minhas águas.
Já fiz muita travessura em Socorro,quando no período das chuvas invadia a cidade, alagando-a.
Nessas enchentes os moradores tinham muito prejuízo, pois eu levava tudo de roldão.
Hoje, estou mais tranqüilo quanto ás enchentes, pois os moradores ajudados por ONGs estão reconhecendo a necessidade de restaurar a mata ciliar para preservar o rio para os seus netos e bisnetos.
Mas nada na vida é perfeito e agora querem acabar comigo, deixar-me igual á tantos outros rios, pois pretendem construir usinas hidroelétricas no meu leito, acabando com minha beleza natural, minhas cachoeiras, inundando tudo o que foi consertado pela mão do homem.
Estou muito triste, pois gosto de ver as crianças correndo nos parques construídos ás minhas margens, gosto de ver as capivaras entrando nas minhas águas, os pescadores pescando nas minhas margens, gosto de sentir as amoreiras farfalhando suas folhas e deixando cair seus frutos nas minhas águas.
Ainda bem que criaram um Movimento Frente Ampla do Sul de Minas e Leste Paulista. Estão passando um abaixo assinado dizendo não á criação dessas hidrelétricas.
E eu fico pensando que estão destruindo muitos rios e ,muitas quedas d’água desapareceram do mapa, matando a fauna e a flora desses lugares.
Espero que isso não ocorra comigo.
Me ajudem por favor.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma mulher apaixonada pela vida!

Minha lista de blogs

Arquivo do blog